Não é novidade para ninguém que o assunto "canudos de plástico x meio ambiente" tomaram conta de grupos de discussão, revistas como Época, jornais como BBC, matérias na tv e até mesmo pauta para reunião em câmaras.
De acordo com estudos e afirmações das principais mídias ao redor do mundo, o tempo de vida útil do canudo é de apenas alguns minutos (tempo de tomar sua bebida e jogar fora), sua decomposição dura mais de 100 anos., tornando-o um grande vilão para o meio ambiente.
Por este motivo, vários estabelecimentos deixaram de lado - ou ainda deixarão - os canudos de plástico para utilizar outras alternativa sustentáveis para minimizar o impacto ambiental. O MC Donald's, por exemplo, anunciou no primeiro semestre de 2018, que irá substituir os canudos a partir de Setembro (mas apenas no Reino Unido e Irlanda). Já o Starbucks pretende abandonar o canudos de plástico até 2020 em todas as suas unidades, incluindo o Brasil.
E falando em Brasil, O Burguer King é a rede mais recente a anunciar a substituição gradativa do material por opções biodegradáveis, em todas as suas 700 lojas espalhadas pelo Brasil a partir deste mês de agosto. Tal medida se estenderá inclusive para os shakes, uma vez que a empresa garante que já está desenvolvendo um canudo mais resistente feito de papel com prazo estimado de até novembro para que chegue até os consumidores.
“Essas mudanças permitirão que mais de 31 milhões de canudos deixem de ser usados anualmente. O compromisso com o meio ambiente também faz parte da nossa responsabilidade, como marca. Acredito que temos um papel fundamental em orientar e incentivar a população a pensar cada vez mais na importância da sustentabilidade em prol de um mundo cada vez melhor para essa e as próximas gerações”, explica o CEO da marca, Iuri Miranda.
E você, é contra ou a favor do fim dos canudos plásticos? E falando em plásticos, vocês utilizam as sacolas retornáveis em supermercados, ou ainda optam pelos sacos plásticos?
Crédito: sukiweb on VisualHunt.com / CC BY-SA